O que escolher: financiamento com o banco ou direto com a construtora?

o-que-escolher-financiamento-com-o-banco-ou-direto-com-a-construtora-0d5a6f6e4587f2c6308b27a5254a4185-1529518034

Em muitos casos, o financiamento é a solução para a compra de um imóvel por parte do cliente e, como estamos falando de uma operação que envolve um montante significativo de dinheiro, é sempre bom analisar todas as alternativas. Temos duas principais: fazer o financiamento de imóveis com o banco ou diretamente com a construtora.

Mas qual é a melhor opção? Você só vai poder aconselhar melhor o seu cliente se souber todas as informações sobre o assunto. E, para ajudá-lo nessa missão, fizemos um texto com as informações que você precisa; é só continuar com a leitura!

Como funciona o financiamento bancário?

Primeiro, partimos do conceito mais básico: o de financiamento. O financiamento é um tipo de empréstimo que é solicitado quando você deseja comprar um imóvel. Tudo acontece da seguinte forma: o banco faz o pagamento à vista para o vendedor e passa a dívida para você a fim de que pague o banco.

Você pode realizar o pagamento de duas maneiras: dar uma entrada e parcelar o restante ou parcelar todo o valor, porém, nesse último caso, os juros são mais altos. Mesmo pagando juros, o financiamento acaba sendo a única alternativa por conta do valor de um imóvel. Os bancos costumam oferecer longos prazos para pagamento, por exemplo, a Caixa Econômica oferece até 35 anos para que você quite a sua dívida.

Nesse caso, enquanto a dívida não é paga, o dono do imóvel não pode utilizá-lo como garantia para nenhum negócio, afinal de contas, ele ainda não é realmente o proprietário.

Antes de realizar o financiamento, é interessante fazer uma simulação em todos os bancos para saber qual deles oferece as melhores formas de pagamento e os juros mais baixos. Além disso, deixe o cliente ciente de que será necessário realizar uma análise de crédito e também atender a alguns pré-requisitos, como não estar com o nome incluído nos sistemas de proteção ao crédito.

Como funciona o financiamento de imóveis direto com a construtora?

É uma boa alternativa para quem não conseguiu um empréstimo pelo banco ou conseguiu, mas com um valor insuficiente. Tentar o financiamento pela construtora é uma forma bem menos burocrática de conseguir o crédito imobiliário de que você precisa. Como a empresa tem um grande interesse em realizar a venda do imóvel, ela consegue flexibilizar em diversos aspectos.

Se há tantas facilidades, porque as pessoas costumam financiar pelos bancos? A resposta é bem simples: as construtoras costumam cobrar juros maior que o das instituições financeiras, mas isso também precisa ser pesquisado com antecedência.

Outro ponto que pode ser contra é o tempo que a construtora oferece para que o comprador quite a dívida: costuma ser de 10 anos em média.

Qual é a melhor opção?

Certamente os bancos parecem ser as melhores opções para quem deseja financiar o imóvel. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, é referência nesse tipo de financiamento e ainda oferece um arquiteto próprio para realizar o projeto dentro de alguns parâmetros. Ainda assim, explique ao seu cliente que o mais ideal é realizar uma pesquisa. Se você tiver as taxas de juros cobradas pelas instituições em mãos, é uma ótima forma de facilitar o processo de compra do imóvel.

Conhece alguém que também esteja querendo aprender mais sobre financiamento de imóveis? Então compartilhe este post nas redes sociais!

Deixe seu comentário

Pesquisar no blog

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha o formulário abaixo e receba nossas novidades diretamente em seu email.

× Você preencheu algum(s) campo(s) incorretamente. Por favor confira seus dados.
× Seus dados foram enviados com sucesso! Retornaremos seu contato em breve.

(62) 3702-4700

Whatsapp

Siga-nos nas Redes Sociais

Você pode se interessar: