Guia Goiânia: Tudo que você precisa saber sobre a capital goiana

tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-goiania-c29c4235abd2b21fb5fbf80384389c20-1512056127

Localizada a 209 quilômetros de Brasília, a capital goiana cresce cada vez mais em infraestrutura, prosperidade e beleza. Famosa por ser uma das cidades mais arborizadas do Brasil, Goiânia não fica atrás quando o assunto é lazer e qualidade de vida.    

Está se mudando para Goiânia ou quer conhecer mais a cidade? Confira nossas dicas no guia completo que preparamos para você.  

Características de Goiânia

Localizada estrategicamente no centro do estado, a capital foi planejada na era Vargas para acelerar o crescimento e a ocupação do Centro-Oeste.    

Hoje, com 84 anos e mais de 1,200 milhão de habitantes, Goiânia é a sexta maior cidade do Brasil. Próspera e bem localizada, a cidade atrai moradores de várias regiões, sendo hoje a décima primeira capital mais populosa do Brasil, ocupando a décima sétima posição no ranking de melhores economias do país.

Uma característica bem marcante da cidade é sua arquitetura no estilo Art Déco, que adornam os prédios públicos, principalmente do Centro e da região de Campinas. Para valorizar esses empreendimentos, alguns prédios foram incorporados oficialmente ao patrimônio histórico e artístico nacional.   

Quando se trata do clima, Goiânia pode ser definida como tropical e seca. A temperatura é elevada na maior parte do ano, o que propicia passeios e a prática de esportes ao ar livre nos diversos parques e praças a cidade.

Lazer gratuito em Goiânia

É praticamente impossível falar de Goiânia sem mencionar seus belos parques e praças. A população usufrui bastante da estrutura pública da cidade, que é muito arborizada e conta com lagos e estrutura de quiosque em seus parques.

Os locais mais visitados para quem busca lazer gratuito em Goiânia são o Parque Vaca Brava (Setor Bueno), o Parque Flamboyant (Jardim Goiás), o Parque Areião (Setor Pedro Ludovico), o Bosque dos Buritis (Centro), o Lago das Rosas (Setor Oeste), Parque Marcos Veiga Jardim (Park Lozandes), Parque Macambira Anicuns (Setor Faiçalville), entre muitas outras opções.     

Não é difícil ver famílias andando de bicicleta, skate, patinete e fazendo caminhadas ou piqueniques nesses parques. Além disso, há grupos de crossfit e até mesmo de meditação praticando seus hobbies nesses locais. São ótimas opções para quem busca lazer sem gastar dinheiro. E o melhor: praticamente todo setor da cidade conta com esses locais. Explore!

Os bares de Goiânia

Percentualmente falando, Goiânia é a cidade onde existe mais happy hour no Brasil. É a capital onde mais se sai do trabalho direto para o bar. Por isso, a cidade conta com opções de bares para todos os estilos, gostos e bolsos.

Os mais tradicionais estão localizados nos setores Marista, Bueno e Oeste. Nesses locais é possível encontrar bares para agradar os mais diversos públicos, com as tradicionais jantinhas (espetinhos), petiscos refinados, pratos à la carte, um vasto rótulo de cervejas e drinks, além de mesclar os estilos sertanejo, rock, samba e muito mais.

O Bahrem, o Glória, o Piquiras e o Saccaria estão no topo dos bares mais frequentados da cidade há anos. Porém, a capital sempre recebe novas opções, o que é ideal para quem gosta de desbravar novos lugares.

A culinária goiana

Com certeza esse é um dos aspectos que mais encanta os visitantes e até mesmo quem já mora ou nasceu no estado. A culinária goiana preza por sabores marcantes e comidas bem temperadas, como a pamonha, a galinhada e o famoso empadão goiano.

Por estar localizado no cerrado, Goiás tem pratos típicos encontrados somente aqui, como o tradicional pequi e a guariroba.

Essas opções de comida podem ser encontradas em diversos restaurantes pela capital, sendo o Mau Nenhum e o Chã Nativo (setor Bueno) os mais recomendados quando o assunto é comida por quilo na cidade.

Uma curiosidade sobre a gastronomia goiana é que apenas aqui se pode encontrar os famosos pit dogs. São trailers que vendem sanduíches a preços populares, sendo paradas obrigatórias para quem busca fazer lanches rápidos e saborosos após curtir a noite goianiense.

Além disso, a capital tem recebido várias outras opções gastronômicas. As hamburguerias gourmet e sorveterias não param de crescer na cidade, popularizando-se cada vez mais. As pizzarias e pamonharias também podem ser facilmente encontradas em todas as regiões.    

Para quem gosta de sobremesas, a capital tem recebido diversas novas casas de bolos e doces, sem falar nas tradicionais Richesse, Cravo e Canela, Doce Doce, Poema Gourmet, Mariana Perdomo e Brigaderia das Meninas.

As cafeterias também são grandes atrativos gastronômicos da capital, tornando-se ponto de encontro para quem quer saborear diversos tipos de café em locais charmosos com atendimento nota dez.

Shoppings de Goiânia

Para complementar a questão do lazer, os shoppings também são locais bastante frequentados pelos goianienses. O Flamboyant, maior e mais tradicional shopping da capital, atrai o público de toda parte do estado por sua pluralidade de opções em lojas, restaurantes, bares e quiosques.

O Goiânia Shopping e Shopping Passeio das Águas também não ficam atrás, já que estão sempre inovando e têm ações internas para o público o ano inteiro.

Há shoppings menores e com clientes mais selecionados, como o Buena Vista e o Bougainville. Para quem busca opções de shoppings populares, o Araguaia Shopping e o shopping Estação Goiânia, localizados no Centro, podem ser uma boa pedida.

Nesses locais é possível encontrar uma grande variedade de lojas de roupas, calçados, eletrônicos, brinquedos, além de cinema, boliche e ampla praça de alimentação.

Se você tiver tempo, vale a pena conferir os diversos shoppings da capital goiana. É uma boa maneira de passar um tempo com a família e se divertir!

Goiânia para estudantes

Muitos jovens saem das cidades do interior em busca de melhores oportunidades de ensino em Goiânia. Hoje, a cidade é referência no estado, justamente por ter diversas escolas com um ensino de qualidade.

Colégios como Visão, Delta, WR, Protágoras, Córtex, Dinâmico e Millenium se destacam entre os melhores no ensino médio e cursinhos pré-vestibulares da capital.

Se você está de mudança para Goiânia para estudar, procure residências no Setor Marista ou Setor Bueno, já que a maioria dos bons colégios estão concentrados nessas duas regiões.

Goiânia para universitários

Ainda falando sobre os estudos, Goiânia conta com um vasto leque de opções para quem busca fazer uma faculdade. A UFG talvez seja a mais conhecida, por ser a Federal; mas a cidade conta ainda com a PUC Goiás, UNIALFA, Faculdade Araguaia, Fasam, Estácio, UNIP, Anhanguera, FAC-Lions, Faculdade Delta, Padrão, entre muitas outras opções.

As faculdades, por sua vez, estão espalhadas por vários setores da cidade, sendo o Universitário onde podem ser encontradas a maior parte delas.

Programações culturais de Goiânia

O que não falta em Goiânia é cultura para todos os gostos, idades e bolsos.

O tradicional Mercado Popular da 74 (Centro) conta com grupos de samba, MPB, seresta, sertanejo, pop rock, instrumental e muitos outros estilos, que se apresentam cada um em um dia da semana, trazendo variedade e opções todos os dias para os goianienses, com preços populares e boas comidas e bebidas.

O clássico Cine Ouro também tem uma vasta programação, que contempla mostras de filmes e teatros durante o ano todo, contribuindo com a formação cultural da população há anos.

O Teatro Rio Vermelho, Teatro Goiânia e Teatro Madre Esperança também trazem muitas atrações artísticas com dança, música e teatro, podendo mesclar também com palestras educacionais.

Além disso, existem muitos shows, feiras e outras programações culturais durante todo ano. Eventos consolidados como o Vaca Amarela, o Bananada e o Grito Rock já entram no tour cultural da cidade para quem aprecia rock e o estilo alternativo. Outros como Villa Mix contemplam o público que gosta de sertanejo e já se firmou como uma grande festa que atrai grupos de várias partes do Brasil.

Para quem aprecia história e arte, a capital conta com vários museus como o Memorial do Cerrado, Museu de Arte de Goiânia, Museu do Pedro Ludovico, Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga, Museu de Arte Contemporânea, Museu Antropológico, entre outros.    

Bairros tradicionais de Goiânia

Se você quer se mudar para Goiânia e não conhece os bairros mais tradicionais da cidade, está no lugar certo! Conheça os setores que são referência em Goiânia.

- Setor Oeste:

Localizado na área Sul de Goiânia, o setor Oeste é um dos mais procurados para quem quer se mudar para Goiânia. Tradicionalmente residencial, ele contempla vários empreendimentos que não possuem o valor tão elevado e está super bem localizado. A Praça Tamandaré, uma das mais famosas da cidade por ter a Feira da Lua aos sábados, está nesse Setor. Ele é bem vascularizado, dando acesso ao Centro e ao Bueno.

- Setor Universitário:

É o preferido dos estudantes. O setor Universitário conta com pequenos supermercados, padarias e farmácias, além de ter muitas opções de kitnets para os estudantes. É o bairro ideal para quem quer se mudar para Goiânia para fazer uma faculdade.

- Jardim América:

É o bairro mais populoso de Goiânia, tendo mais de 40 mil moradores, segundo o último Censo. Ele é misto, contemplando tanto a questão residencial quando a comercial. É possível encontrar todas as faixas de preços de imóveis no Jardim América.

- Setor Coimbra:

Próximo ao Centro, o setor Coimbra é ideal para quem busca uma localização que dá acesso aos demais setores da cidade. Tem boa infraestrutura e os preços dos imóveis são competitivos.

- Jaó:

O Jaó é um ótimo exemplo de bairro tradicional de Goiânia, já que possui boas residências além de opções de lazer que são referência em toda cidade. Um benefício sobre esse setor é que ele é bastante próximo ao aeroporto da capital.

- Negrão de Lima:

É um bairro residencial de classe média em Goiânia, sendo alvo de investimentos em construção civil ultimamente. O comércio local está concentrado em suas principais avenidas.

- Parque Amazônia:

É o bairro próximo ao Buriti Shopping, localizado na região Sul de Goiânia. Nesse bairro é possível encontrar grandes variedades em atacadistas, concessionárias e outras facilidades comerciais. Ele é o oitavo mais populoso da capital.

- Vila Nova:

O setor Vila Nova fica localizado ao Centro e é via de acesso para bairros das regiões leste e norte da cidade.  A famosa 5ª Avenida atravessa o bairro.

- Setor Serrinha:

O setor Serrinha faz divisa com bairros importantes de Goiânia, como o Bueno, Bela Vista e Pedro Ludovico. É bastante estratégico em se tratando de localização, e conta com infraestrutura privilegiada.

- Bela Vista:

Esse é um bairro de classe média alta em Goiânia, sendo predominantemente residencial. Ele é bem localizado e é famoso por ter a sede do time Goiás Esporte Clube.

Bairros residenciais nobres de Goiânia

Goiânia é uma capital grande que possui opções de moradia para os mais diversos orçamentos. Se você está procurando um bairro residencial tranquilo que possua infraestrutura como escolas, faculdades, hospitais, supermercados, farmácias e lazer próximos, opte pelo tradicional Setor Bueno, o qual é o mais famoso e nobre da cidade, assim como os setores Marista, Nova Suíça, Alto da Glória e Jardim Goiás.

Nesses locais é possível encontrar imóveis de alto padrão, como duplex, tríplex e prédios com um apartamento por andar, garantindo conforto e exclusividade para a família.

Setores comerciais de Goiânia

Em todos os bairros da capital é possível encontrar algum tipo de comércio; porém, a maior concentração de lojas e empresas estão nos setores Central e em Campinas. Nesses locais é possível encontrar todo tipo de mercadoria, desde camelôs até lojas que vendem produtos de valores mais altos, como joias e eletrônicos.

Nos setores Pedro Ludovico, Jardim América e Sul também são boas opções para quem busca adquirir produtos. São bairros grandes e bem localizados. Pesquise e encontrará o que precisa nesses locais!

Empregos em Goiânia

Por ser uma capital grande com vários ramos de atuação, Goiânia oferece emprego em diversas áreas. A cidade conta com grandes indústrias alimentícias, produção agroindustrial, grande aceleração no ramo de construção civil, mais de três mil empresas no ramo de confecção de roupas, fundição, produção de cerâmicas entre outras.

Durante todo ano é possível encontrar vagas de emprego para as mais variadas áreas de atuação, sendo que mais de 60% dessas ofertas são do ramo de serviços, e o restante engloba indústria e agropecuária.

Além disso, uma pesquisa feita pela Endeavor, encomendada pelo jornal O Globo, aponta que Goiânia é a vigésima primeira melhor cidade do Brasil para empreender. Nada mal para um país que tem 5.570 municípios sem contar o Distrito Federal, não é?

Gostou da cidade?

Agora você já conhece muito sobre Goiânia: onde frequentar, onde morar, onde estudar, o que fazer...

A capital goiana é fantástica e com certeza vai te surpreender em muitos detalhes. Não basta apenas morar ou visitar, tem que explorar e viver todas as experiências daqui!

Deixe seu comentário

Pesquisar no blog

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha o formulário abaixo e receba nossas novidades diretamente em seu email.

× Você preencheu algum(s) campo(s) incorretamente. Por favor confira seus dados.
× Seus dados foram enviados com sucesso! Retornaremos seu contato em breve.

(62) 3702-4700

Whatsapp

Siga-nos nas Redes Sociais

Você pode se interessar: